Artigo
Primeiros dias após a prótese de joelho
ORIENTAÇÕES RESUMIDAS SOBRE O PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO DA PRÓTESE DE JOELHO
O QUE ESPERAR APÓS A CIRURGIA:
1°- A DOR PÓS-OPERATÓRIA NO JOELHO PERMANECE DE 1-3 MESES, SENDO MAIS INTENSA NAS 2 (DUAS) PRIMEIRAS SEMANAS. A INTENSIDADE DA DOR APÓS AS 2 PRIMEIRAS SEMANAS REDUZ DE FORMA LENTA E GRADUAL. SERÁ NECESSÁRIO O USO DE UM CONJUNTO DE MEDICAÇÕES PARA ALÍVIO DA DOR.
2°- HAVERÁ INCHAÇO DO JOELHO E CONSEQUENTEMENTE DA PERNA E DA COXA.
3°- O SANGUE QUE NÃO FOI PERDIDO NA CIRURGIA SERÁ VISTO COMO EQUIMOSE (MANCHAS ROXAS) NA COXA E NA PERNA APÓS O 2° DIA DE CIRURGIA, SENDO REABSORVIDO PELO ORGANISMO EM UM MÊS, APROXIMADAMENTE.
DEVERES DO PACIENTE:
1° – PERGUNTAR AO MÉDICO SOBRE QUALQUER DÚVIDA QUE AINDA EXISTIR, MESMO QUE JÁ TENHA PERGUNTADO ANTES.
2°- SEGUIR AS ORIENTAÇÕES SOBRE CUIDADOS COM A FERIDA OPERATÓRIA E SOBRE A REABILITAÇÃO QUE DEVERÁ SER INICIADA NO MESMO DIA DA CIRURGIA.
3°- TOMAR A MEDICAÇÃO CONFORME PRESCRIÇÃO MÉDICA.
PROCESSO DE REABILITAÇÃO:
1°- NO MESMO DIA DA CIRURGIA, MOVER O PÉ PARA CIMA E PARA BAIXO E DE UM LADO PARA OUTRO.
2°- NO DIA SEGUINTE A CIRURGIA, SERÁ INICIADO A MOBILIZAÇÃO ATIVA DO JOELHO BUSCANDO A EXTENSÃO COMPLETA E A FLEXÃO ATÉ 90° DO JOELHO. OS MOVIMENTOS DEVEM SER FEITOS COM O USO DOS PRÓPRIOS MÚSCULOS E AJUDA DE ALGUÉM, SE NECESSÁRIO.
3°- NÃO COLOCAR APOIO EM BAIXO DO JOELHO (TRAVESSEIRO, COBERTOR, TOALHA…). A PERNA DEVERÁ FICAR ELEVADA POR COXIM NO TORNOZELO (CONFORME FIGURA ACIMA)
4°- NO DIA SEGUINTE A CIRURGIA, FICAR EM PÉ COM ANDADOR E AUXÍLIO DE MAIS ALGUÉM (NECESSARIAMENTE DA EQUIPE DO HOSPITAL, PREFERENCIALMENTE O FISIOTERAPEUTA)
5°- ANDAR COM ANDADOR ASSIM QUE CONSEGUIR (NO MÁXIMO, NO SEGUNDO DIA APÓS A CIRURGIA. A PARTIR DO SEGUNDO DIA, ANDAR, NO MÍNIMO 3X/DIA.
6°- RETORNAR COM O CIRURGIÃO EM, NO MÁXIMO, DUAS SEMANAS, PARA REAVALIAÇÃO E RETIRADA DE PONTOS. TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAÇÃO SERÃO DADAS POR ESCRITO EM RECEITUÁRIO.