Tratamento da artrose do joelho

O tratamento somente deve ser iniciado após o paciente compreender o que é a doença, como ela pode evoluir e que não há cura para a osteoartrite. Basicamente, há dois tipos de tratamento, o tratamento não-cirúrgico e o tratamento cirúrgico.

Tratamento não-cirúrgico

Sempre deve ser priorizado o tratamento não-cirúrgico no início do manejo da osteoartrite. Ele é dividido em tratamento não-medicamentoso e medicamentoso.

Tratamento não-medicamentoso

Mudança no estilo de vida

Perder peso é a medida mais eficiente no tratamento da artrose, desde que esteja acima do peso considerado ideal. Para alcançar este objetivo uma dieta balanceada e atividades físicas adequadas devem ser priorizadas.
Fortalecer os músculos da coxa também é uma medida altamente eficiente para o tratamento da osteoartrite do joelho.
Minimizar condições que podem agravar a dor, como caminhadas muito longas ou subir vários degraus de escada sem o treinamento prévio.

Fisioterapia

A fisioterapia deve ser realizada para fortalecimento, reequilíbrio muscular, alongamento da musculatura e realização de treinamento de equilíbrio postural. O fisioterapeuta deve desenvolver um programa de exercícios individualizado e que atenda às necessidades do seu estilo de vida.

Prática regular de atividade física

Alterar atividades de alto impacto (como corrida e tênis) para atividades com menor risco de impacto ou giro sobre o joelho (como natação e ciclismo).
A dança é uma excelente forma de praticar esporte e deve ser estimulada, exceto se o ritmo provoque giros sobre o joelho ou saltos em altura.

Dispositivos para distribuir peso ou reduzir impacto

Órteses são dispositivos que ajudam a dividir o peso sobre o joelho, o uso de bengalas ou muletas podem ser úteis no período que houver mais dores no joelho.
Outras medidas são controversas em relação a sua efetividade, mas podem ser usadas e avaliados os resultados. Como o uso de palmilhas ou sapatos que absorvam impactos, dispositivos que aumentem a estabilidade do joelho ou palmilhas que desviem a transmissão do peso de um compartimento afetado do joelho para o outro compartimento não afetado pela osteoartrite.
A aplicação de calor ou gelo pode ser útil para alivio da dor. A maioria dos pacientes preferem o uso do calor por ser mais confortável.

Tratamento medicamentoso

Há vários medicamentos utilizados para o tratamento da osteoartrite. Alguns com forte evidência sobre os seus benefícios e outros ainda sem comprovação de sua efetividade. A condução do tratamento deve ser realizada pelo seu médico, tendo em vista que cada paciente pode responder de forma diferente a cada medicação. Jamais esqueça de informar seu médico sobre reações alérgicas e/ou doenças antes de iniciar um medicamento.

Anti-inflamatório não esteroidal

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite. No entanto, seu uso deve ser parcimonioso e nem todos os pacientes podem usá-los regularmente devido aos possíveis efeitos colaterais. Certifique-se de conversar sobre os potenciais efeitos colaterais com o seu médico.

Analgésicos

Os analgésicos simples como a dipirona e o paracetamol, pode ser efetivo para alívio da dor nos estágios iniciais da doença e podem servir como adjuvante para alívio da dor e estágios mais avançados.

Anti-inflamatório inibidor da COX-2

Outro de tipo de anti-inflamatório são os inibidores seletivos da COX-2, que causam menos efeitos colaterais gastrointestinais. Estes incluem o celecoxibe e o meloxicam (inibidor parcial da COX-2). Jamais faça uso de dois anti-inflamatórios deferentes em conjunto. Lembre-se sempre de avisar ao seu médico sobre os medicamentos que faz uso.

Corticosteroides

Também conhecidos como corticoides, são poderosos anti-inflamatórios. Podem ser utilizados em forma de injeção na articulação. Apesar de poderem ser muito eficientes no alívio da dor e da inflamação seus efeitos são temporários e não podem ser utilizados continuamente. Deve-se restringir seu uso a 3 ou 4 injeções por ano. O uso frequente pode provocar mais danos a articulação e sempre que houver a introdução de uma agulha na articulação haverá o risco de uma infecção articular, que é extremamente grave, mas rara.

Condroprotetores

Há um conjunto de medicações que são divulgadas como capazes de proteger a cartilagem articular. Dentre elas citamos as glucosamina, sulfato de condroitina e os colágenos hidrolisados. Alguns pacientes referem alivio dos sintomas com o uso destes medicamentos, no entanto não há evidencias que estas drogas sejam capazes de proteger ou restaurar a cartilagem articular. Como essas drogas possuem mínimos efeitos colaterais seu uso deve ser discutido com seu médico. Caso não perceba seus efeitos após 2 ou 3 meses de uso, esta medicação não será útil para o seu tratamento.

Viscossuplementação

É a aplicação dentro da articulação de substâncias que, em teoria melhorariam a qualidade do liquido sinovial (liquido articular). O ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente no líquido sinovial, que atua como lubrificante e como amortecedor no joelho. Pessoas com osteoartrite podem ter redução deste líquido na articulação. Em teoria esta injeção dentro da articulação facilitaria o movimento e reduziria a dor.
No entanto, não há evidencia sobre a efetividade desta injeção e não há também qual viscosidade seria ideal. Embora alguns pacientes refiram alívio com este procedimento, outros não terão benefícios.

Acupuntura

Acupuntura usa agulhas finas para estimular áreas específicas do corpo para aliviar a dor. Embora seja usado em muitas partes do mundo e as evidências sugerem que pode ajudar a aliviar a dor da osteoartrite, ainda são necessários estudos com elevado nível de evidência para comprovar sua eficácia. Antes de iniciar o tratamento certifique-se de que seu acupunturista esteja certificado.

Tratamento cirúrgico

Havendo falha do tratamento não-cirúrgico o tratamento cirúrgico será considerado. Existem algumas opções de cirurgia, cada uma específica para uma determinada característica da doença. Como em todo procedimento cirúrgico, ao concordar em submeter-se à cirurgia estará submetendo-se também ao potencial risco de complicações de cada procedimento. Sempre discuta com seu médico sobre os riscos, os benefícios e as limitações da sua cirurgia.

Artroscopia

A artroscopia não indicada para tratamento da osteoartrite avançada. No entanto, nos estágios iniciais da doença pode ser útil para tratar lesões de outras estruturas dentro do joelho, como lesões meniscais, por exemplo. É um procedimento realizado por instrumentos finos, com pequeninas incisões e a visualização das lesões é realizada por câmeras de vídeo.

Enxerto de Cartilagem

Esta também não é uma cirurgia para tratamento da osteoartrite avançada. É indicada geralmente para pacientes jovens, com lesões focais da cartilagem (pequenos buracos). Um pedaço de cartilagem normal é retirado de outra zona do joelho ou de um baco de tecidos (cartilagem de cadáver) para preencher o buraco na articulação. Na osteoartrite, como há uma degeneração difusa da cartilagem articular este procedimento é desconsiderado.

Osteotomia

Geralmente realizada em pacientes jovens, que tenham um desvio do eixo do joelho (joelho torto) e com comprometimento apenas de um lado do joelho. O objetivo é alinhar o joelho e transferir o peso que passa pelo joelho do lado ruim para o lado bom da articulação.
Geralmente não é um procedimento definitivo, tem duração limitada e frequentemente será sucedido por uma artroplastia (prótese) de joelho. No entanto, é realizado para postergar a substituição do joelho por uma prótese.

Artroplastia parcial do joelho

É a substituição de um compartimento (um lado) do joelho. Desde que o outro lado do mesmo joelho esteja saudável e não exista desvio de eixo ou lesões ligamentares. É um procedimento menos realizado do que a substituição total de joelho ( prótese total), tendo em vista que geralmente a osteoartrite acomete todos os compartimentos do joelho (lateral, medial e fêmoro-patelar)

Artroplastia total de joelho

Realizado quando não há mais benefício do tratamento não-cirúrgico. É um procedimento de alta complexidade e com riscos. No entanto, é realizado devido á capacidade de reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida.
Para mais informações: artroplastia total de joelho