Artroplastia do joelho

Introdução

A artroplastia (prótese) total de joelho é uma cirurgia com a capacidade de aliviar a dor e melhorar a função dos joelhos com artrose. Mais de 80% dos pacientes ficam satisfeitos com o resultado da cirurgia. Para que o nível de satisfação seja otimizado após a cirurgia, são necessários basicamente, dois fatores: primeiramente deve-se compreender todos os riscos, limitações e benefícios da cirurgia e em segundo lugar, é fundamental que a decisão da cirurgia seja tomada no momento certo.

O que é?

A prótese total de joelho é a substituição da articulação com “desgaste” por uma articulação protética. São realizados cortes ósseos específicos para retirada da cartilagem articular e em seguida os componentes da prótese são fixados no joelho.

Quem pode ser operado?

A prótese de joelho deve ser realizada em pacientes com osteoartrite avançada, que insistiram na realização do tratamento não-cirúrgico de forma correta, mas mesmo assim persistem com dor intensa, refratária ao tratamento e apresentam redução da qualidade de vida.
Antes de submeter-se à cirurgia, deve-se compreender que após a cirurgia, o joelho jamais será igual ao estado antes da artrose. E por ser uma prótese, cuidados deverão ser tomados por toda a vida para não comprometer o resultado cirúrgico.
A prótese de joelho é geralmente realizada dos 55 aos 80 anos, no entanto não existe limite de idade para realização da cirurgia.
A indicação da cirurgia sempre será individualizada para cada paciente, avaliando-se a gravidade da doença, as expectativas e os riscos de complicações para cada indivíduo. Apesar de o cirurgião ortopedista ser o único com expertise para definir se a cirurgia será capaz de beneficiar o paciente, a decisão não deve ser individual, mas sim uma decisão compartilhada entre o paciente, seus familiares, o cirurgião ortopedista e o médico da família.

O que esperar da cirurgia

O principal objetivo da cirurgia é aliviar a dor. Alguns pacientes referem ausência total de dor após a cirurgia. No entanto, é mais comum que algumas pessoas refiram dor após mudança meteorológica e após longas caminhadas.
A prótese de joelho também melhora o movimento do joelho, mas não será possível alcançar o movimento completo do joelho. O mais comum é realizar o movimento de 0º a 115º. Mas, vale destacar que o maior definidor do movimento após a cirurgia é o movimento realizável antes da cirurgia.
Para pessoas que possuem desvio do eixo do joelho (joelho torto), após a cirurgia é comum que o joelho retorne ao alinhamento perfeito.
É comum também sentir ou ouvir estalidos ou cliques ao caminhar. No entanto, isto não significa algum defeito.
Não é proibido ajoelhar-se após a cirurgia, mas aconselha-se não ajoelhar devido ao risco de desconforto e possível dor após esta atitude.
É possível que ao passar em lugares com detectores de metal, estes equipamentos sejam ativados. Caso isto aconteça, informe ao agente de segurança sobre sua prótese articular.

Proteja a sua prótese

Pratique atividade física regularmente. Privilegiando atividades de fortalecimento muscular e atividades de baixo impacto, como caminhadas, natação, hidroginástica ou dança de salão.
Precauções para evitar quedas deverá ser uma prioridade, tendo em vista que uma queda poderia soltar a prótese, romper ligamentos ou causar uma fratura que necessite de cirurgia.
Evite qualquer ferida na pele e sempre procure o médico em suspeita de qualquer infecção (garganta, urinária, sinusite, etc)

Conclusão

Atualmente, mais de 90% das próteses funcionam muito bem após 15 anos da cirurgia. Para tanto, a decisão de operar deve ser tomada com cautela e após a cirurgia todos os cuidados devem ser priorizados para que todos os benefícios da cirurgia sejam usufruídos, como o alívio da dor, a melhoria da função e da qualidade de vida.